Carneol

Tipo: Pedra da fertilidade, Transmite alegria e erotismo, Forças estimulantes.

Grupo:
Quartzo.

Dureza:
6,5-7.

Materiais de origem:
Sílica, dióxido com cromo, manganês, zinco, ferro, enxofre, alumínio, magnésio, fósforo.

Coloração:
Marrom, marrom-alaranjado, laranja e até vermelho-alaranjado.

Locais onde é encontrada:
EUA, Brasil, Índia, Madagascar.

Crenças e mitos:
O Carneol faz parte das pedras de adorno mais valiosas da Antigüidade. Os egípcios traziam-na sempre junto a si como pedra da renovação e da fidelidade: atribuíam-lhe poderes divinos. O nome Carneol vem do latim, “Corneolus”, pois se parecia com uma cereja. Com sua cor alaranjada, ela era associada ao pôr-do-sol, e entre os gregos representava o Sol, que sempre voltava.

Efeitos terapêuticos para o corpo:
O Carneol propicia uma melhor circulação nos órgãos e fortalece o suprimento de oxigênio. Fortalece e apóia o baço, ativa e regula a pressão sangüínea. A água preparada com Carneol minora a aparência de envelhecimento da pele.

Efeitos terapêuticos para a psique:
O Carneol é uma pedra de renovação que nos proporciona mais vitalidade e alegria de viver. As flutuações de suas ondas penetram muito curativamente sobre as moléstias da parte inferior do corpo e são uma boa precaução em casos de gravidez. Na meditação, fortalece as necessidades do coração e nos ajuda a tomar decisões corretas em casos de amor ou de amizade.

Indicado para:
Erotismo, problemas familiares, alegria, fertilidade, consciência do corpo, capacidade de constatação de fatos, capacidade de resistência, gravidez. Pele, circulação sangüínea, efeito descontaminante, problemas digestivos, moléstias do intestino, rins, dores de fígado e baço.

Formas existentes:
Pedra bruta, lapidada, pêndulo, esfera, ovo, pingente, cordão.